Gabriel Carneiro Lima: superação a cada concurso

Gabriel Carneiro Lima: superação a cada concurso

Meu nome é Gabriel Carneiro de Lima, tenho 27 anos, sou de Vitória de Santo Antão – Pernambuco e tomei posse no cargo de Advogado da União em 23/01/2017.

Minha trajetória no mundo dos concursos já é um pouco antiga. Aos 19 anos prestei meu 1º concurso para um cargo de nível médio e logo de cara logrei minha primeira aprovação  para o cargo de Técnico Judiciário- Área Administrativa do Tribunal Regional Federal da 5ª Região- Sede. Em meados de 2009, fui aprovado no cargo de Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda, sendo este o primeiro cargo público no qual eu tomei posse.

Após um ano trabalhando na Receita Federal, fui chamado para assumir o TRF5. Importante salientar que durante todo esse período, estava cursando Direito. Trabalhei 6 anos como Técnico Judiciário do TRF5 e nesse período concluí o curso de Direito, fiz pós-graduação e nunca me afastei dos  estudos, pois sempre tinha um foco em concursos de nível superior. Em 2012, recém-formado, obtive 3 aprovações para o cargo de Analista Judiciário- Área Judiciária: TRE-PETRT6 e TRF5. Desses 3, fui convocado para a Justiça Federal de Pernambuco em setembro de 2016, onde assumi minhas atribuições como Analista por 3 meses.

Resolvi focar nos concursos de Procuradorias no final de 2013 e de lá até consegui minha aprovação tive bastante foco e determinação. Fiz curso telepresencial, estudava no tempo que tinha livre, meus finais de semana eram dedicados inteiramente ao meu objetivo. Enquanto isso trabalhava também: conciliava e digo que já ocupar um cargo público proporciona mais foco no seu objetivo, pois você tem a responsabilidade e sabe como conciliar estudos com o trabalho, aprendendo a valorizar mais o seu tempo e focar realmente nas coisas mais importantes.

No período que estudei, procurei ajuda de um Coach que já integrava a carreira da AGU e que sem dúvidas foi essencial para a minha aprovação, apontando os melhores caminhos, os melhores materiais. Também fazia muitas questões, simulados em sites específicos voltados para a Advocacia Pública. É fundamental dosar o estudo da lei, doutrina e jurisprudência. Também o estudo para a 2ª fase é fundamental resolver várias questões subjetivas e peças processuais. Treinar o tempo é fundamental também.

Foi um concurso difícil e árduo, com 3 etapas (objetiva, subjetiva e a oral), ainda mais a prova subjetiva teve que ser reaplicada. Não desanimei na caminhada, pois tinha como objetivo ser aprovado no cargo de Advogado da União e logrei êxito. O concurseiro tem que ter sempre o pensamento positivo e se esforçar ao máximo para a realização de seus projetos pessoais. Ter a família apoiando é primordial também. O apoio das pessoas que nos amam é fundamental para o sucesso!

CERS entrou na minha trajetória desde 2011, quando fiz o curso para a 2ª fase da OAB e fui aprovado ainda no 9º período da faculdade. Foi uma grande alegria. Fiz algumas isoladas para Analista de Tribunais também. Já para o concurso da AGU fiz o projeto UTI para a prova objetiva e as aulas me ajudaram a revisar alguns tópicos e aprender o que não tinha visto ainda. Os professores são excelentes e a qualidade das aulas também.

Cumpre falar um último detalhe: sou PNE (portador de necessidades essenciais) e tenho limitações motoras. Para conseguir tudo para mim foi uma verdadeira luta desde cedo: fisioterapia, natação, terapia ocupacional, etc. Digo isso enfatizando que nada pode ser um obstáculo quando a sua vontade de vencer e superar é maior. Nunca desista de seus objetivos! Eu já estava aí do lado de vocês lendo depoimentos e achava uma realidade muito distante, porém  batalhei e consegui! Tenho certeza que todos também alcançarão a tão desejada vitória!

 

2 thoughts on “Gabriel Carneiro Lima: superação a cada concurso

  1. Só atinge o sucesso aquele que trilha o caminho da garra, perseverança e superação. Parabéns pela conquista.

  2. Tive o prazer de ser professora de Gabriel Carneiro quando ele ainda era um garotinho. Destaco que, desde pequeno, ele tinha uma qualidade que podemos reconhecer naqueles que alcançam seus objetivos: DETERMINAÇÃO! ERA surpreendente ver uma criança tão determinada em realizar as coisas. Parabéns, Grabriel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *