Roberto Mehmeri: desvendando os concursos até a aprovação

Roberto Mehmeri: desvendando os concursos até a aprovação

Meu nome é Roberto Mehmeri Gusmão dos Santos. Tenho 25 anos, sou de Salvador/BA e fui aprovado para o cargo de Escrevente – Técnico Judiciário no concurso para servidores do TJ/BA realizado no ano de 2015.

Início

Minha preparação para concursos começou desde que entrei no curso de Direito, em 2009. Inicialmente eu devo dizer que não fazia a menor ideia do que era uma preparação para um concurso público! Ao longo do curso, fui entendendo aos poucos o sistema de preparação, a forma como deveria encarar os estudos, os materiais que deveria procurar.

No entanto, minha preparação se intensificou depois que fui aprovado na OAB em 2014, com o CERS. Matriculei-me em um curso preparatório para Técnico do INSS e em outro para Analista Judiciário de Tribunais, também com o CERS.

Rotina de Estudos

Não conciliava trabalho e estudos – tinha tempo integral para a preparação. No entanto, procurei desde o início estabelecer uma rotina tranquila, que me permitisse absorver a maior quantidade de conteúdos com menor tempo de estudo, sem fadiga. Estudava cerca de quatro horas por dia (duas horas pela manhã e duas pela tarde). Achava importante praticar uma atividade física leve e descompromissada, por diversão, uma ou duas vezes por semana.

Ao longo do curso de Direito (antes de começar de fato a me preparar para concursos) fui realizando diversos certames, visando compreender aquela realidade. Fiz provas para a ANTAQ, ANA, Desenbahia, TRT, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Oficial do Exército, MPU e COREN/BA. Procurava ler os editais, ver a extensão dos conteúdos, mas não sabia muito bem como entendê-los de fato.Depois de começar a intensificar os estudos pós-aprovação na OAB foi que entendi que deveria fazer um curso como o CERS – o que fez toda a diferença.   

Aprovação

Posso atribuir materialmente minha aprovação no concurso para Escrevente do TJ/BA a uma boa preparação nas matérias que são normalmente cobradas na Parte Geral de concursos para servidor: Língua Portuguesa e Informática. O que me ajudou muito também foi ter foco: escolher a carreira de Técnico Judiciário ajudou bastante a filtrar o que eu deveria de fato aprender para ir bem na prova.

A preparação oferecida pela professora Maria Augusta em Língua Portuguesa foi a de mais alta qualidade que eu poderia ter. A forma dela vibrar com o assunto, mostrá-lo com empolgação – isso tudo nos ajuda e nos empolga também. Em Informática a professora Emannuelle também foi excepcional! O jeito leve e ao mesmo tempo consistente dela ensinar faz um assunto complexo ser assimilado facilmente. Fiz uma excelente prova de Português: acertei 18 de 20 questões e isso foi fundamental para a aprovação!

Foco e inspiração

Sinto que a maior dificuldade que um candidato a concurso público pode encontrar é a perda de foco. Exemplo: podemos achar que é maçante ler a lei seca o tempo todo – mas pode funcionar melhor conciliá-la com a resolução de algumas questões para facilitar a leitura. Até chegarmos a essa conclusão – que pode ou não funcionar para cada um – podemos perder tempo.

No entanto uma boa preparação alinhada com a vontade de vencer nos ajudam muito, e a inspiração acaba vindo. O curso do CERS ajuda – com outros fatores internos e externos de cada um – a obtermos essa inspiração que precisamos, e a trilharmos o caminho da aprovação.

CERS Cursos Online

Quando confiamos na preparação oferecida pelos mestres do CERS – principalmente nos cursos de reta final específicos, com muitas resoluções de questões – sentimos um efeito interessante no dia da prova: parece que eles “estão” lá, lendo as questões na famosa tela branca do curso. Tive essa sensação nítida com a professora Augusta em Língua Portuguesa!

Devo também agradecer muito também à professora Flávia Bahia que, com seu jeito especial e maravilhoso de ser, nos recebendo sempre com um sorriso em todas as aulas, e passando o conteúdo de forma leve, vibrante e objetiva, me ajudou a entrar no caminho iluminado de estudos desde a época da OAB!

 

Compartilhe a sua história conosco! Envie um e-mail para eusou@cers.com.br.

One thought on “Roberto Mehmeri: desvendando os concursos até a aprovação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *